NOSSA SENHORA DA LAPA MÃE BOA DA DIOCESE DE PARACATU

23 de outubro de 2015
NOSSA SENHORA DA LAPA MÃE BOA DA DIOCESE DE PARACATU

A Mãe de Deus é simples e próxima das pessoas humildes. Ela mesma disse que o todo poderoso fez em si maravilhas, porque “olhou para a humildade da sua serva” (Lc 1,48). Os paroquianos e o povo romeiro que frequentam a Paróquia-Santuário de Nossa Senhora da Lapa a venerem numa gruta, semelhante àquela de Belém onde nasceu o nosso Salvador. A gruta é uma cavidade natural rústica, encravada na rocha, que simboliza a fortaleza de Deus sempre aberta para acolher as pessoas simples e humildes, como Jesus, Maria e José.  A gruta lembra ainda a escultura da natureza, o refúgio para os peregrinos, o lugar de oração e de proteção, onde os fiéis recuperam as forças físicas e espirituais. Na gruta, o povo de Deus desce para rezar e se encontra com a Virgem venerável, Nossa Senhora da Lapa, a Mãe Boa da Diocese de Paracatu. Em nome do Senhor, Maria dá as boas vindas aos romeiros e os ajuda a carregar a cruz de cada dia sem perder a esperança. Os fiéis têm necessidade de procurar a Lapa Mariana de Vazante, especialmente quando se sentem cansados e abatidos em meio às lutas da vida. São pessoas que provêm de várias cidades e regiões circunvizinhas, muitas vezes angustiadas, enfermas, desanimadas… Elas chegam à Paróquia- Santuário da Lapa para agradecer, pedir cura, proteção e bênção de Deus para continuar o caminho sem desanimar da missão. Os frutos espirituais da lapa vazantina são inúmeras:

• Recorda que Deus é a rocha sobre a qual se deve edificar a vida cristã.
  • Lembra que Maria e José preferiram hospedar-se na gruta de Belém e não nos palácios de Jerusalém.
  • Revela que o povo simples e humilde frequenta a gruta da lapa como gesto de comunhão com a Sagrada Família, cujo princípio de união e de caridade manifesta-se não só no sentimento, mas também na prática do amor fraterno.
  • Orienta os fiéis para celebrar a Santíssima Eucaristia, adorar o Senhor e venerar a Senhora da Lapa como Mãe Boa e medianeira de todas as graças.
  • Facilita o encontro e o convívio dos romeiros com Deus tri-uno, que os acolhe e convida para participar da Festa de Nossa Senhora da Lapa.
  • Reaviva a chama do amor, reafirma o compromisso com a missão e encoraja os discípulos-missionários no serviço Reino.
  • Revigora a fé, reconstroi a esperança e inflama a caridade.

A Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Lapa lança a sua revista trimestral na esperança de que os fiéis conheçam, amem e divulguem as maravilhas operadas por Deus neste Cenáculo Mariano da Diocese de Paracatu – MG. Nossa gratidão à comunidade católica de Vazante pelo zelo devotado à casa de Maria e pela acolhida fraterna aos romeiros. Agradecemos ainda aos sacerdotes, diáconos, religiosos, agentes de pastoral e demais colaboradores pela dedicação à causa da evangelização e ao culto eucarístico-mariano realizado nesta fonte de água viva do Espírito, de onde brota continuamente a vida em abundância. Nossa Senhora da Lapa, rogai por nós!

Dom Jorge Alves Bezerra, sss
Bispo Diocesano de Paracatu – MG