22º Encontro dos Santuários do Brasil

10 de março de 2017
22º Encontro dos Santuários do Brasil

O Santuário Nossa Senhora da Lapa, Vazante-MG, foi representado no 22º Encontro dos Santuários do Brasil por Pe. Antonio Eduardo de Oliveira (Reitor) e Wellington Ricardo Moreira de Araújo (voluntário da Pascom). O Encontro teve como tema: Santuário Lugar de: Oração, Cultura e Serviço aos pobres.

No início do Encontro, Dom Walmor (Arcebispo de Belo Horizonte) ponderou que: há necessidade dos Santuários se associarem e não de disputarem entre si; é preciso respeitar a diversidade religiosa e cultural de cada região (cada Santuário tem sua história, seu modo de viver a fé); os Santuários não podem  ser apenas lugar de atendimento sacramental (mas lugar de diálogo e intercâmbio cultural); os santuários não podem ter apenas com olhar conservador, mas devem ter um olhar empreendedor (visualizar o futuro); a mistura entre comércio e Santuário é sempre um desafio, mas a sustentabilidade não pode interferir naquilo que é essencial no Santuário: espiritualidade. Por fim, falou que os santuários não podem esquecer da centralidade de Cristo (“Maria (ou qualquer outro santo) é templo de Deus, mas não é o deus do templo”).

Durante a semana, as reflexões e as trocas de experiências ajudaram os responsáveis pelos Santuários a avaliar os trabalhos desenvolvidos nos respectivos santuários e a ver a missão sobre nova perspectiva.

Para o Santuário Nossa Senhora da Lapa a participação no Encontro dos Santuários mostrou que estamos na direção certa, porém ainda estamos dando primeiros passos. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Mas é uma caminhada repleta de esperança.

Em breve compartilharemos com a comunidade local as reflexões suscitadas pela participação no Encontro

No Santuário N. Senhora da Piedade