Nossa Senhora da Lapa

22º Encontro dos Santuários do Brasil

10 de março de 2017
22º Encontro dos Santuários do Brasil

 

O Santuário Nossa Senhora da Lapa, Vazante-MG, foi representado no 22º Encontro dos Santuários do Brasil por Pe. Antonio Eduardo de Oliveira (Reitor) e Wellington Ricardo Moreira de Araújo (voluntário da Pascom). O Encontro teve como tema: Santuário Lugar de: Oração, Cultura e Serviço aos pobres.

No início do Encontro, Dom Walmor (Arcebispo de Belo Horizonte) ponderou que: há necessidade dos Santuários se associarem e não de disputarem entre si; é preciso respeitar a diversidade religiosa e cultural de cada região (cada Santuário tem sua história, seu modo de viver a fé); os Santuários não podem  ser apenas lugar de atendimento sacramental (mas lugar de diálogo e intercâmbio cultural); os santuários não podem ter apenas com olhar conservador, mas devem ter um olhar empreendedor (visualizar o futuro); a mistura entre comércio e Santuário é sempre um desafio, mas a sustentabilidade não pode interferir naquilo que é essencial no Santuário: espiritualidade. Por fim, falou que os santuários não podem esquecer da centralidade de Cristo (“Maria (ou qualquer outro santo) é templo de Deus, mas não é o deus do templo”).

Durante a semana, as reflexões e as trocas de experiências ajudaram os responsáveis pelos Santuários a avaliar os trabalhos desenvolvidos nos respectivos santuários e a ver a missão sobre nova perspectiva.

Para o Santuário Nossa Senhora da Lapa a participação no Encontro dos Santuários mostrou que estamos na direção certa, porém ainda estamos dando primeiros passos. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Mas é uma caminhada repleta de esperança.

Em breve compartilharemos com a comunidade local as reflexões suscitadas pela participação no Encontro

No Santuário N. Senhora da Piedade

 

 

No Santuário N. Senhora da Piedade

No Santuário N. Senhora da Piedade

No Santuário N. Senhora da Piedade